petassist-logo

Blog Pet Assist

Por que os gatos ronronam?

De acordo com estudos, o ronronar do gato sai da garganta do pet. “O ronronar vem da contração e do relaxamento da glote na região da laringe. Esse movimento faz com que o local produza uma liberação de ar, emitindo o barulho”, explica a médica-veterinária da Petz, Dra. Tuany Fialho.

Além disso, ocorre uma vibração do diafragma, que faz com que seja possível “sentir” o ronronado na caixa torácica e garganta do bichano. O real motivo do ronronar dos gatos é algo que ainda intriga muitos tutores e mesmo estudiosos. Mas por que gatos ronronam?

Um comportamento primitivo
A razão pela qual os gatos ronronam alto, muitas vezes, ainda causa dúvidas até mesmo em cientistas. No entanto, uma coisa é certa: eles aprendem a ronronar desde muito cedo. Alguns estudos indicam que com dois dias de vida os bichanos já conseguem emitir esse som.

Segundo algumas teorias, isso seria para chamar a atenção da mãe, facilitando a localização do filhote na hora de amamentar. Não à toa, acredita-se ser por isso que muitos gatos adultos ficam ronronando na hora da refeição: eles associam o som ao ato de comer desde sua infância.

Geralmente, o ronronar é associado a um sentimento de alegria e satisfação. Isso porque é comum o gato ronronando no colo de seus tutores enquanto recebe um carinho. O ronronado é um tipo de comunicação vocal, que pode estar associado a situações de satisfação, mas nem sempre.

No entanto, estudos mostram que nem sempre o “ronrom” é por prazer. “O ronronar também pode indicar insatisfação, estresse ou até mesmo algum incômodo relacionado à saúde” diz a Dra. Tuany. Entre os motivos mais comuns de por que gatos ronronam, podemos citar:
Satisfação;
Fome;
Comunicação;
Cautela;
Dor.

Busque
Você poderá gostar
Sobre

A Pet Assist foi criada com o propósito de garantir Proteção por Toda a Vida aos pets, evitando maus-tratos e abandonos, em função da morte do tutor.

Siga nas redes sociais