Conforme uma pesquisa publicada na Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, existem vários pretextos que levam ao abandono de animais no país.
A maioria dos motivos para o abandono se direciona a três fatores: impulsividade na hora de adotar, falta de conhecimento sobre as necessidades do animal e falta de planejamento a longo prazo, envolvendo rotina, dinheiro e tempo. Confira os resultados da pesquisa:
- abandono por problemas comportamentais do pet (principalmente cães): 46,8%;
- mudanças na disponibilidade de espaço ou nas regras de conduta social do espaço ocupado pelo ser humano: 29,1%;
- o estilo de vida do proprietário do pet: 25,4%;
- diferença entre a expectativa ao adquirir o animal e a realidade de cuidados necessários: 14,9%.
O que é necessário saber antes de adotar para evitar o abandono?
Acima de tudo, é preciso pensar na qualidade e na expectativa de vida do animal. Cada fase do animal (filhote, adulto e sênior) exige cuidados específicos, desde a mudança na alimentação até a rotina.
Cuidar de um animal não é fácil: exige tempo, paciência, e despende gastos. Castrar, vacinar, alimentar corretamente, passear todos os dias, brincar e receber atenção é um direito que todos eles têm. Adotar porque achou o animal fofo, porque se sente entediado ou para presentear alguém, por exemplo, pode facilmente impulsionar um abandono posteriormente.
Como ajudar a erradicar o abandono?
Uma pessoa só não consegue ajudar milhares de animais nas ruas. Porém, se cada um fizer sua parte e ajudar a conscientizar mais tutores, teremos menos abandono de animais e mais pets felizes.
Alertar, informar e advertir as pessoas sobre o mal que o abandono e maus tratos de animais podem causar não é uma tarefa fácil, mas é a principal chave para impactar vidas. Até pouco tempo atrás, os animais não eram vistos como parte da família ou como seres com sentimentos.
Além disso, apoiar ONGs é um ótimo meio para ajudar a acabar com o abandono de animais, além daqueles que foram resgatados. Qualquer pessoa pode apoiar o trabalho dessas entidades e ajudá-las a salvar mais vidas por meio de:
- doações em dinheiro;
- doações de ração, remédios e itens pets;
- postagem nas redes sociais de animais que precisam de um lar;
- adoção responsável;
- lar temporário;
- conscientização de amigos e familiares sobre o sofrimento causado ao animal abandonado.
Como denunciar o abandono ou maus tratos a animais
Como denunciar abandono de animais? Caso você presencie o abandono ou maus tratos de animais, vá a delegacia de polícia mais próxima e faça um boletim de ocorrência com os dados possíveis sobre o crime, como a placa do carro que deixou o pet na rua.
O autor do processo será o Estado, e não o denunciante, por isso, não tenha medo de denunciar o agressor e exerça sua cidadania não se calando frente ao crime e exigindo das autoridades que as providências da lei sejam tomadas.
Veja a matéria completa no site da PETZ
https://www.petz.com.br/blog/adocao/abandono-de-animais/