Então, por que cachorro uiva com música e outros barulhos específicos? De forma básica, esse tipo de comportamento é uma resposta natural ao estímulo sonoro. Muitos podem até acreditar que o mascote está incomodado com o som, mas não é bem assim que funciona.
Em primeiro lugar, tenha em mente que os cães têm uma sensibilidade auditiva bem grande. Assim, ao ouvir uma música, os pets tentam interagir com o som que chega aos ouvidos. É basicamente uma tentativa de canto ou acompanhamento da música em questão — com a limitação da percepção canina.
Aqueles sons causados por instrumentos de sopro (como flautas, gaitas, trompetes e clarinetes) são os que mais induzem os animaizinhos a vocalizar. Vale dizer que certos estudos indicaram que os cachorros podem interagir de formas distintas com diferentes estilos musicais.
Essa explicação não se restringe à música. Você sabe, por exemplo, por que cachorro uiva com sirene? A resposta para essa pergunta não se diferencia muito do que já foi dito. De maneira geral, pode-se dizer que essa é uma maneira dos bichinhos interagirem com aquele barulho específico.
Os animais não conseguem diferenciar os estímulos sonoros em questão. Por isso, podem interpretá-los como uma forma de comunicação (assim como ocorre entre as alcateias). Sendo assim, a forma resumida de responder “por que cachorro uiva com barulho?” é: porque eles adoram se comunicar!
FONTE: PETZ.COM.BR