Atitudes simples podem transformar milhares de vidas caninas e ajudar a diminuir o número de abandono de animais nas ruas. Dentro desse tema, dezembro é uma data muito importante para quem se importa com a causa animal: é o mês de conscientização contra o abandono!
Esse mês foi escolhido porque, nessa época, muitas famílias fazem as malas e viajam de férias, mas não incluem seus pets no destino. Assim, o número de abandono de animais no Brasil aumenta todo fim de ano. Por isso, foi criado o Dezembro Verde.
O que é o Dezembro Verde?
O Dezembro Verde é uma campanha nacional de conscientização sobre o abandono de animais. O mês foi criado pelo motivo que citamos acima: uma forma de lembrar a todos sobre o sofrimento e as consequências desse ato.
Um animal abandonado fica sujeito a sofrer acidentes, ficar doente e assustado, e pode morder uma pessoa ou outro animal que esteja passeando com seu tutor. Além disso, pode perpetuar algumas zoonoses.
Por que o abandono é crime?
O abandono de animais é crime previsto na Lei contra Crimes Ambientais nº 9.605/98, em seu Art. 32, com pena de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, multa e proibição da nova guarda de animais.
Além disso, caso ocorra a morte do animal por causa do abandono, que é considerado uma forma de maus tratos, a lei de abandono de animais prevê que a pena seja mais severa e aumentada de um sexto a um terço.
Tristes dados de abandono de animais no Brasil
O número total de animais de estimação no Brasil, de acordo com um levantamento do Instituto Pet Brasil em 2021, é de aproximadamente 150 milhões. Isso pode parecer muito bom em um primeiro momento.
O problema é que, segundo esse mesmo instituto, o número de animais abandonados cresce a cada ano, e chegou a 185 mil animais sob tutela de organizações não governamentais ou de protetores independentes em 2021.
Outro estudo, também realizado pelo Instituto Pet Brasil, com 400 organizações não governamentais (ONGs), apontou que cerca de metade dos animais nessas instituições foram provenientes de abandono.
Veja a matéria completano site da PETZ
https://www.petz.com.br/blog/adocao/abandono-de-animais/